ORIGEM DE RECUPERAÇÃO
 

A história da recuperação de dados

A recuperação de dados é um termo muito amplo para descrever as muitas maneiras de extrair os dados de um disco ou de um suporte danificado ou inacessível. As tecnologias variam muito e não existem ainda standard para esse tipo de serviço. A procura para a recuperação de dados está crescendo rapidamente e foram desenvolvidos diversos instrumentos que ajudam no processo de recuperação.

A origem da recuperação dos dados pode ser conduzida até a Charles Babbage e Ada Lovelace. Em 1833 Babbage começou a trabalhar na criação do primeiro computador, o Analytical Engine. Essa invenção usava pela primeira vez, os mesmos princípios dos computadores modernos. Babbage trabalhou nesse projeto por 11 anos antes de introduzir ao público a sua criação em um seminário na Itália no outono de 1841. Um italiano chamado Menabrea escreveu um resumo desse seminário, e o publicou na França. Em 1843 Ada Lovelace traduziu esse artigo e juntou algumas anotações pessoais. Essas anotações se tornaram 3 vezes maiores que o artigo original, Ada e Babbage iniciaram a colaborar para terminar a criação do Analytical Engine. Os programas para essa máquina foram implementados em placas perfuradas, por esse motivo essa máquina vem também chamada “punchcard system” (sistema a placas perfuradas). De qualquer modo, em pouco tempo Babbage e Lovelace encontram os primeiros problemas: uma das placas perfuradas é fortemente danificada por Babbage. Re-obter os dados perdidos da placa demonstrou-se um processo muito difícil, de fato nem Babbage, nem Lovelace conseguiram terminá-lo. Era necessário um sistema de memorização mais avançado para recuperar corretamente, se necessário, as informações perdidas. Essa foi a primeira ocasião a qual foi necessário a recuperação de dados.

Desde quando o Analytical Engine foi desenvolvido a indústria informática (e também o campo de recuperação de dados) desenvolveu-se de maneira exponencial. Conseqüentemente o pedido de novas soluções de recuperação de dados aumentou no mesmo ritmo, e nasceram muitas soluções e novas idéias. Um outro dos resultados mais interessantes no campo informático, foi o ENIAC desenvolvido em 1940.

O ENIAC (Electrical Numerical Integrator an Computer) foi o primeiro computador que podia ser usado para diversos fins (multipurpose). Até o fim da década seguinte o computador inicia a ser vendido em larga escala, também graças aos incríveis resultados obtidos pelo ENIAC, e os computadores iniciam a ser mais comuns. Estes computadores eram muito grandes e era necessário dedicar diversas salas para armazenar e manter os dados. Muitas sociedades grandes iniciaram confiar as próprias informações a um computador. Um outro notável passo avante nesse setor foi a introdução por parte da IBM de uma fita particular para memorização dos dados introduzida em 1952. Essa descoberta aumentou ainda mais a capacidade de memorização e a potência de cálculo dos computadores. Antes da introdução desse tipo de fita, eram usadas fitas muito frágeis. Essas fitas eram muito difusas e representavam também uma boa solução de memorização, más a freqüência dos defeitos dos mau funcionamento eram muito altas. Com a introdução da fita IBM, a freqüência dos defeitos diminuíram e foi também possível recuperar mais facilmente os dados no caso de um problema. Em 1962 foi introduzida uma sonda particular que permitia de examinar logicamente os chip que estavam quebrados. Do momento em que essa sonda indicava somente a troca de fase, era útil somente para identificar as razões do sedimento do chip.

Nos anos recentes, a recuperação de dados continuou a ser uma indústria vital, do momento em que a importância do computador vai aumentando. A nossa empresa é em primeira linha nessa corrida à contínua mudança e se é especializada na recuperação dos dados importantes para os nossos clientes.

Ligue Grátis - 0800 771 7242 ou (11) 4807 2577
(24 horas - 7 dias por semana)

 
             
   
  Nossa Empresa
  Por quê nós?
  Case History
  Processo de Recuperação
  Tempo e Custo
  Equipe Técnica
  Laboratório
  Trabalhe Conosco
  Program Partner
  RAID, SAN, NAS
  Desktop
 
   
  Notebook
  Fitas DTL, DAT
  Suportes Removíveis
  Office
  .PST
  Databases
  Senhas
  Sistemas Suportados
  Conversão de Dados
  Perguntas Freqüentes
  Condições e Garantias
 
   
  Suporte Telefônico
  Tecnologias
  Origem da Recuperação
  Perda de Dados
  Recuperação
  Pode ou Não Pode
  Prevenção
  Faça Você Mesmo
  Cancelamento de Dados
  A Sala Branca
  Eletrostáticos
 
   
  História do Suporte
  Disco Rígido
  Evolução
  Estocagem Magnética
  Estocagem Optica
  Estocagem Eletrônica
  Acromini
  Links Úteis
  Contato Recovery Lab
Powered by: Neotimenet Web & Studio.