ESTOCAGEM ÓPTICA

 

Suportes Óticos

O suporte ótico é um suporte de memorização no qual os dados são lidos e escritos por um laser. Os suportes óticos são capazes de memorizar muito mais dados(até seis gigabyte), em respeito a um suporte magnético portátil. Abaixo seguem três diferentes tipos de suportes óticos.

CD-ROM – Os dados contidos nesse suporte são permanentes, podem ser lidos (teoricamente) infinitas vezes, más não podem ser modificados, ao menos na versão Standard. A velocidade da transferência dos dados  depende da velocidade nominal do drive. Os drive com velocidade simples (1X) possuem uma velocidade de transferimento de dados de 150Kb ao segundo, enquanto a velocidade de um drive 12X é de 1.8 Mb ao segundo. No futuro espera-se de passar da tecnologia CLV (velocidade linear constante) a aquela CAV (velocidade angular constante). A diferença é que enquanto com a CLV a velocidade de rotação é variável, com a CAV o disco gira com uma velocidade fixa. Mesmo se isso pode parecer uma modificação de pouco interesse, se torna na realidade mais simples a projeção dos pequenos motores de rotação do disco, produzindo também um incremento nas prestações.

WORM -Acronimo para Write-Once, Ready-Many (escrita única, leitura múltipla). Com essa tecnologia o disco pode ser lido mais vezes, más é possível escrevê-lo apenas uma vez. A parte isso, é de tudo similar a um CD-ROM. O WORM é um suporte com altas capacidades e é largamente

usado para memorizar arquivos e outras informações imutáveis.

Disco Erasable-Optical – Pode ser cancelado e escrito com novos dados, como os suportes magnéticos. São quase sempre chamados discos EO (erasable optical).

Essas tecnologias não são compatíveis entre elas. Cada uma requer um diferente tipo de disco e de drive.

Os dados são escritos e lidos no disco por um drive ótico. O disco é lido por um laser, e para escrever os dados é usado uma camada magnética no disco. O disco é exposto a um magneto do lado da etiqueta e ao laser do outro lado. Usamos um laser por duas razões principais: para permitir a uma lente ótica de esquentar cada ponto de um mícron de diâmetro, e porque somente o laser tem bastante energia para alcançar instantaneamente a temperatura de 300ºC, na qual o magneto perde as suas propriedades magnéticas.

Construções dos discos óticos – Os suportes óticos são feitos na maior parte de policarbonato. A camada de policarbonato permite ao raio laser de se transmitir completamente através do disco. Usamos também uma camada de resina para evitar que o disco seja danificado durante o processo de leitura/escritura ou em qualquer outro modo. Além dessas camadas existem outras sete sotocamadas de filmes.

Uma é constituída por um filme reflexivo, que simplifica o processo de leitura.

Além disso o filme protético protege o filme de registração. Outras duas são isolantes e protegem o filme magneto-ótico, usada na fase de escritura.

Um filme protético cobre a camada de policarbonato.

 

Ligue Grátis - 0800 771 7242 ou (11) 4807 2577
(24 horas - 7 dias por semana)

 
             
   
  Nossa Empresa
  Por quê nós?
  Case History
  Processo de Recuperação
  Tempo e Custo
  Equipe Técnica
  Laboratório
  Trabalhe Conosco
  Program Partner
  RAID, SAN, NAS
  Desktop
 
   
  Notebook
  Fitas DTL, DAT
  Suportes Removíveis
  Office
  .PST
  Databases
  Senhas
  Sistemas Suportados
  Conversão de Dados
  Perguntas Freqüentes
  Condições e Garantias
 
   
  Suporte Telefônico
  Tecnologias
  Origem da Recuperação
  Perda de Dados
  Recuperação
  Pode ou Não Pode
  Prevenção
  Faça Você Mesmo
  Cancelamento de Dados
  A Sala Branca
  Eletrostáticos
 
   
  História do Suporte
  Disco Rígido
  Evolução
  Estocagem Magnética
  Estocagem Optica
  Estocagem Eletrônica
  Acromini
  Links Úteis
  Contato Recovery Lab
Powered by: Neotimenet Web & Studio.